Estilos de aprendizagem?

Sabias que ninguém aprende da mesma forma!? Algumas pessoas retém melhor a informação com conceitos visuais, outras precisam ouvir, e existem ainda as que precisam de uma experiência prática. Podemos falar em diversos estilos de aprendizagem, mas há três grandes grupos: o visual, o auditivo e cinestésico. Todos temos uma percentagem dessas habilidades, mas uma delas destaca-se e influência diretamente os resultados da aprendizagem. Não achas importante saber isto?

Estilos de aprendizagem?

Sabias que se és uma pessoa visual, mas tentas aprender com audiobooks, estás a prejudicar-te e não vais atingir todo o teu potencial.

A ENA, vai ajudar-te a perceberes qual o teu estilo.

Para poderes identificar-te facilmente nas principais características de pessoas visuais, auditivas ou cinestésicas, enquadra-te nas informações abaixo fornecidas.

Visual

Caraterísticas: Prefere usar simbolismos de diferentes formatos e cores para realçar pontos importantes. Gosta de desenhar.

Palavras-chave: formatos diferentes, gráficos, diagramas e mapas.

Profissões que usam este perfil: artes, arquitetura, fotografia, filmagem, design e navegação

Frases tipicamente usadas: “Vamos olhar para isso de forma diferente.” “ Eu não consigo visualizar isso, vamos desenhar um diagrama (ou um mapa), eu gostava de ter uma perspetiva diferente, eu nunca esqueço um rosto.”

Técnicas de aprendizagem: usar imagens, usar cores, organizar espacialmente, visualizar o conteúdo, usar mapas mentais, usar diagramas, sublinhar.

Auditivo

Características: Prefere informações faladas, e usa perguntas como uma parte importante da aprendizagem. Gosta de discutir sobre o que vivencia.

Palavras-chave: ouvir, discutir, falar, conversar, questionar.

Profissões que usam este perfil: músicos, compositores, cantores, trabalhos de mixing e audiovisual.

Frases tipicamente usadas: “Isso é música para os meus ouvidos.” “Fale mais sobre isso, isso soa muito bem.” ““Estou a ouvir alto e bom som.” “Issso soa-me familiar.”

Técnicas de aprendizado: usar música, usar rimas, usar gravações de sons, usar acrósticos, usar ritmo, discutir conteúdos, explicar ideias, estudar em voz alta.

Cinestésico

Características: Prefere vivenciar os conceitos na prática e aplicar as atividades na vida real. Gosta de envolver o toque nos seus afazeres.

Palavras-chave: sentidos, exercícios, atividades práticas, exemplos tentativas.

Profissões que usam este perfil: construção, mecânicos, desportistas, representação, dança, trabalhos manuais.

Frases tipicamente usadas: “Não vamos perder o contato.” “Sinto-me bem com isso.” “Sinto que deveria fazer isso.” “Tenho um pressentimento de que devia fazer isto.”

Técnicas de aprendizagem: fazer visitas de campo, usar toque, fazer movimentos, prestar atenção a sensações, usar cartões de estudo, fazer simulações(representação), usar todos os sentidos, usar exemplos reais.