Gestão de reclamações em hotelaria e restauração
Regime misto
Inscreva-seRegime misto
Inscreva-seData de Início
0000-00-00Tempo estimado
25 horasRegime
mistoUFCD
00047Síntese do curso:
Este curso é recomendado para pessoas da indústria hoteleira ou de restauração que reconheçam que uma consulta bem gerida é uma oportunidade para demonstrar profissionalismo e, em última análise, fidelizar o cliente.
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo 1: A Reclamação como Oportunidade (Prevenção e Mentalidade)
Este módulo estabelece a base para uma atitude proativa em relação ao feedback negativo.
Gestão de Reclamações: Da Teoria à Prática
Definição de reclamação, queixa e sugestão.
A importância do feedback do cliente como ferramenta de melhoria da qualidade e fidelização.
A 'lei do pico-fim' na experiência do cliente: Como a resolução de um problema pode salvar a estadia/refeição.
Normas e Procedimentos Gerais e Internos
O enquadramento legal: Livro de Reclamações físico e eletrónico (normas gerais em Portugal).
Criação de procedimentos internos claros e fluxogramas de atuação (quem faz o quê, a quem reportar).
Definição de autonomia da equipa para oferecer soluções imediatas (e.g., vouchers, upgrades, bebidas de cortesia).
Módulo 2: O Atendimento e a Resolução Imediata (Gestão da Crise)
Este módulo foca-se nas competências interpessoais e no momento crítico da interação com o cliente insatisfeito.
Técnicas de Atendimento e Comunicação com o Cliente
Escuta Ativa: A importância de ouvir o cliente até ao fim sem interromper.
Comunicação Empática: Utilização de linguagem que valide os sentimentos do cliente ('Compreendo a sua frustração...', 'Peço desculpa pelo sucedido...').
A Linguagem Não Verbal: Postura corporal, tom de voz e contacto visual.
Técnicas de rapport e reformulação para garantir que a mensagem foi entendida.
Estratégias de Controlo Emocional e Resiliência
Gestão do stress e da pressão em situações de conflito.
Técnicas de respiração e auto-regulação emocional para manter a calma.
'Não Levar para o Pessoal': Compreender que a reclamação é sobre o serviço/produto, não sobre o colaborador.
Simulações práticas (role-playing) de cenários difíceis.
Módulo 3: Ferramentas e Melhoria Contínua (Pós-Reclamação)
Este módulo aborda a vertente tecnológica e processual da gestão da qualidade.
Aplicações Informáticas – Caraterísticas e Funcionalidades
Utilização de Property Management Systems (PMS) ou Customer Relationship Management (CRM) para registo de incidentes.
Ferramentas específicas de gestão de feedback e reputação online (e.g., ReviewPro, TrustYou).
Integração de dados de reclamações com outros departamentos (housekeeping, cozinha, manutenção).
Registo, Reporte e Análise de Reclamações
Padronização do registo: O que documentar, como e onde (dados do cliente, natureza do problema, solução oferecida, custo associado).
Criação de um sistema de follow-up: Garantir que o cliente fica satisfeito após a resolução (e-mail, telefonema).
Análise de tendências: Identificar as causas-raiz dos problemas recorrentes para implementar ações corretivas e preventivas na operação diária.
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa