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Gestão e Negociação de Conflitos

Regime b-learning

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Data de Início

2025-04-23

Tempo estimado

25 horas

Regime

b-learning

UFCD

1531

Síntese do curso:

Este curso é recomendado para qualquer pessoa que reconheça a inevitabilidade dos conflitos e queira transformá-los de fatores negativos e destrutivos em oportunidades de crescimento, inovação e melhoria das relações profissionais e pessoais.


Nível desta UFCD :  4

Habilitações escolares :

Iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade para formações modulares de nível 4;

Benefícios:

Subsídio de alimentação : 6€/dia

Destinatários:

Ativos empregados ou desempregados
Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
Nota: Em alguns cursos é possível a escolaridade mínima de 6.º ano

Neste curso não é possível a integração de pessoas residentes no Centro, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Ilhas.

Requisitos:

Computador com microfone, câmara e acesso à Internet

Programa:

  •            Módulo 1: Conflitos e Tensões

      Este módulo inicial foca-se na compreensão fundamental do que são os conflitos e como surgem.

      • Tópicos Principais:

        • Efeitos positivos e negativos dos conflitos: A dualidade do conflito como fonte de inovação ou disfunção.

        • Causas dos conflitos: Diferenças de valores, objetivos, recursos limitados e perceções distorcidas.

        • Causas de tensões: Stress, pressão, comunicação deficiente e diferenças culturais.

      Módulo 2: Comunicação e Gestão de Conflitos

      Este módulo aborda as ferramentas de comunicação e análise necessárias para lidar com o conflito de forma eficaz.

      • Tópicos Principais:

        • Comunicação assertiva: Técnicas de expressão clara, direta e respeitosa de ideias e sentimentos.

        • Modos de lidar com conflitos: Estilos de gestão de conflitos (Compromisso, Colaboração, Competição, Evitação, Acomodação).

        • Competências de análise e diagnóstico de situações: Mapeamento de conflitos, identificação de stakeholders e compreensão das dinâmicas subjacentes.

      Módulo 3: Gestão Emocional

      Este módulo explora a importância do fator humano e emocional na escalada e resolução de conflitos.

      • Tópicos Principais:

        • Componentes da gestão emocional: Autoconhecimento, autorregulação e empatia no contexto de conflito.

        • Quadro de competência emocional: Utilização de modelos práticos para desenvolver a inteligência emocional.

      Módulo 4: Negociação

      Este módulo introduz a negociação como a principal ferramenta para a resolução formal de desacordos.

      • Tópicos Principais:

        • Caracterização, conceito e tipologia da negociação: Negociação distributiva vs. integrativa (ganha-perde vs. ganha-ganha).

        • O acordo e o compromisso como técnicas de negociação: O ponto de equilíbrio e a cedência estratégica.

        • Técnicas de Negociação Avançadas: Preparação, abertura, exploração e fecho.

      Módulo 5: Gestão Construtiva de Desacordos

      Módulo de síntese e aplicação prática.

      • Tópico Principal:

        • Gestão construtiva de desacordos: Transformar o conflito destrutivo em diálogo produtivo e inovação.

    • de negociação
    • Gestão construtiva de desacordos

     

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