Mediação de Conflitos

Regime b-learning

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Data de Início

2025-05-23

Tempo estimado

50 horas

Regime

b-learning

UFCD

10920

Síntese do curso:

Este curso destina-se a quem deseja compreender e intervir de forma construtiva em situações de conflito. É indicado para mediadores, técnicos de intervenção social, profissionais da educação, agentes comunitários, colaboradores de instituições públicas ou privadas, e todos aqueles que trabalham em contextos de diversidade cultural e pretendem promover a convivência pacífica e o entendimento mútuo.

Benefícios:

Subsídio de alimentação : 6€/dia

Destinatários:

Ativos empregados ou desempregados
Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
Nota: Em alguns cursos é possível a escolaridade mínima de 6.º ano

Neste curso não é possível a integração de pessoas residentes no Centro, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Ilhas.

Requisitos:

Computador com microfone, câmara e acesso à Internet

Programa:

    • Tipos de conflitos
      • Entre pessoas
      • Entre grupos
      • Entre comunidades
      • Entre instituições
    • Princípios da mediação intercultural
      • Neutralidade/Imparcialidade
      • Voluntariedade
      • Confiança
      • Todos/as ganham
      • Ajudar as partes
      • Legitimidade
      • Coprotagonismo das partes
    • Etapas do processo de mediação intercultural
      • Pré-mediação
      • Mediação
        • Aplicação do guião de análise do conflito
          • Pessoas - Identificar protagonistas (quem são os/as implicados/as diretamente no conflito), identificar sentimentos e emoções (como se sente cada pessoa envolvida) e a relação (qual a relação entre os protagonistas)
          • Problemas - Identificar os assuntos (quais os problemas em questão), posições (que posturas adotaram as partes), interesses (qual o interesse de cada um) e necessidades (qual a finalidade)
          • Processo - dinâmica do conflito, poder, solução colaborativa (qual o interesse das partes em encontrar uma solução)
    • Técnicas de mediação de conflitos

     

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