Estratégia e Gestão de E-commerce e Negócios Digitais
Regime
Inscreva-seRegime
Inscreva-seData de Início
2025-12-17Tempo estimado
25 horasRegime
UFCD
9214Síntese do curso:
Este curso destina-se a profissionais com responsabilidades de decisão ou execução na área dos negócios e do marketing, que precisam de uma compreensão estratégica e abrangente de como operar e ter sucesso no ecossistema do comércio eletrónico.
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo I: Fundamentos do Comércio Eletrónico e Modelos de Negócio 1.1. Conceito e Evolução do E-marketing: Fundamentos e vantagens para os consumidores e empresas. 1.2. Modelos de Negócio Digitais: B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer), B2A (Business to Administration) e O2O (One to One). 1.3. Canais de Distribuição Digital: Portais, sites, motores de busca, centros comerciais virtuais e lojas virtuais. 1.4. Motivações e Fatores de Sucesso na Adesão ao E-commerce. Módulo II: O Consumidor Digital e a Relação com o Cliente (E-CRM) 2.1. O Novo Consumidor Digital: Características, tendências e hábitos de consumo nas plataformas digitais. 2.2. Processos de Decisão de Compra Online: Fatores de influência e barreiras. 2.3. Satisfação do E-consumidor: Fatores críticos de sucesso e fidelização. 2.4. Customer Relationship Management (CRM) Digital: A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação com o cliente. Módulo III: Planeamento e Desenvolvimento de Plataformas Web 3.1. O Papel do Website no Marketing Digital: Objetivos e integração estratégica. 3.2. Planeamento de um Website: Fases de desenvolvimento e manutenção de páginas web. 3.3. Arquitetura de Informação e Usabilidade (Usability): Garantir uma experiência de utilizador (UX) intuitiva e eficaz. 3.4. Mobile Commerce (M-commerce): A importância da otimização para dispositivos móveis. Módulo IV: Tecnologias, Comunicação e Fatores Críticos de Sucesso 4.1. Tecnologias de Informação e a Relação com o Cliente: Ferramentas e plataformas tecnológicas. 4.2. Comunicação Digital: Mensagens, formatos de comunicação digital com o cliente e personalização. 4.3. Cibersegurança e Proteção de Dados (RGPD): Aspetos legais e de segurança no e-commerce. 4.4. Análise de Dados e Métricas (Web Analytics): Medição de resultados e otimização contínua da estratégia.
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa