Gestão do Stress Profissional
Regime b-learning
Inscreva-seRegime b-learning
Inscreva-seData de Início
2025-12-18Tempo estimado
25 horasRegime
b-learningUFCD
7229Síntese do curso:
Este curso é recomendado para qualquer pessoa que queira assumir o controlo proativo da sua saúde mental no trabalho, transformando a relação com o stress de uma situação passiva e prejudicial para uma gestão ativa e promotora de bem-estar e sucesso a longo prazo.
Nível desta UFCD : 2
Habilitações escolares :
Iguais ou superiores ao 6º ano de escolaridade para formações modulares de nível 2;
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo 1: Compreensão do Stress Profissional
Este módulo estabelece a base teórica para identificar e compreender o fenómeno do stress no local de trabalho.
1.1. Stress - Conceito de stress
1.1.1. Definição de stress, eustress (stress positivo) e distress (stress negativo)
1.1.2. O mecanismo de resposta 'lutar ou fugir' (fight or flight)
1.2. Fatores de risco
1.2.1. Fatores emocionais: Perfeccionismo, baixa autoestima, medo do fracasso
1.2.2. Fatores sociais: Conflitos interpessoais, isolamento, falta de apoio social
1.2.3. Fatores organizacionais: Sobrecarga de trabalho, prazos apertados, falta de autonomia, ambiguidade de papéis e burnout
1.3. Sinais e sintomas
1.3.1. Sintomas físicos: Dores de cabeça, insónias, tensão muscular, fadiga constante
1.3.2. Sintomas psicológicos: Ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão
1.3.3. Sintomas comportamentais: Absentismo, isolamento social, erros frequentes, aumento do consumo de estimulantes
1.4. Consequências negativas do stress
1.4.1. Impacto na saúde física e mental a longo prazo
1.4.2. Impacto na performance profissional e produtividade
1.4.3. Impacto nas relações interpessoais e clima organizacional
Módulo 2: As Emoções e a sua Gestão
Este módulo aprofunda a ligação entre emoção e stress, e como geri-las de forma eficaz.
2.1. As emoções - Conceito de emoção
2.1.1. O que são e para que servem as emoções (função adaptativa)
2.1.2. Emoções básicas: Alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, aversão
2.2. Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
2.2.1. Alterações no corpo (ritmo cardíaco, respiração, tensão)
2.2.2. O papel do pensamento e da interpretação cognitiva na emoção
2.2.3. Respostas comportamentais associadas a diferentes emoções
2.3. Estratégias de gestão das emoções
2.3.1. Reconhecimento e nomeação das emoções (emotional literacy)
2.3.2. Técnicas de regulação emocional (reappraisal, mindfulness)
2.3.3. Desenvolvimento da Inteligência Emocional (EQ)
2.4. Como lidar com situações de agonia e sofrimento
2.4.1. Resiliência e mecanismos de coping (enfrentamento)
2.4.2. A importância da aceitação e da procura de apoio
Módulo 3: Prevenção e Controlo do Stress
Este é o módulo mais prático, focado em ferramentas e técnicas aplicáveis no dia a dia.
3.1. Medidas preventivas
3.1.1. Gestão do tempo e definição de prioridades (time management e matriz de Eisenhower)
3.1.2. Organização do espaço de trabalho (ergonomia e ambiente)
3.1.3. Fomentar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal (work-life balance)
3.2. Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
3.2.1. Técnicas de respiração profunda e diafragmática
3.2.2. Relaxamento muscular progressivo e visualização guiada
3.2.3. Práticas de mindfulness e meditação no local de trabalho
3.2.4. A importância da atividade física regular, alimentação saudável e higiene do sono
3.2.5. Desenvolvimento de hobbies e pausas eficazes
Módulo 4: Resiliência e Autoproteção
O módulo final aborda a proteção a longo prazo da saúde mental e o fortalecimento pessoal face à adversidade.
4.1. Técnicas de auto-proteção
4.1.1. Estabelecimento de limites saudáveis (boundaries)
4.1.2. Saber dizer 'não' de forma assertiva e sem culpa
4.1.3. Gestão de expetativas (próprias e alheias)
4.1.4. Procura de apoio social e profissional (mentoria, coaching, terapia)
4.2. Desenvolvimento da Resiliência
4.2.1. O conceito de resiliência e a capacidade de 'recuperar' de situações difíceis
4.2.2. Fatores que promovem a resiliência (otimismo, self-efficacy)
4.2.3. Plano de ação pessoal para a gestão contínua do stress
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa