Ferramentas Google e Microsoft para Aumentar a Produtividade e Promover a Aprendizagem
Regime b-learning
Inscreva-seRegime b-learning
Inscreva-seData de Início
2025-12-12Tempo estimado
25 horasRegime
b-learningUFCD
000Síntese do curso:
Este curso destina-se a:
Profissionais e Freelancers: Para dominar a organização, comunicação e gestão de projetos em ambientes de trabalho modernos, híbridos ou remotos.
Educadores e Formadores: Para integrar tecnologia, gamificação (Kahoot, Mentimeter) e plataformas de gestão de aprendizagem (Classroom, Teams) nas suas práticas pedagógicas.
Estudantes: Para adquirir competências digitais essenciais e valorizadas no mercado de trabalho atual.
Equipas e PME: Para padronizar o uso de ferramentas de cloud computing (Google Workspace e Microsoft 365) e melhorar a eficiência operacional.
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo 1: Produtividade e Organização com Google Workspace (Carga Horária: X horas)
Este módulo foca-se nas ferramentas essenciais para a gestão diária de tarefas, comunicações e agendamentos.
1.1. Gmail: Gestão eficiente de emails, organização com etiquetas e filtros, e integração com outras ferramentas.
1.2. Google Calendar: Criação e partilha de calendários, agendamento de eventos, integração com emails e notificações.
1.3. Google Drive e Outras Ferramentas (Docs, Sheets, Slides): Armazenamento e partilha de ficheiros na nuvem, criação e edição colaborativa de documentos, folhas de cálculo e apresentações.
1.4. Google Workspace (Visão Geral): Exploração do ecossistema Google para o trabalho colaborativo.
Módulo 2: Comunicação e Ensino com Ferramentas Google (Carga Horária: X horas)
Este módulo aborda as plataformas desenhadas para a comunicação síncrona e a gestão de atividades de ensino/formação.
2.1. Google Meet: Realização de videoconferências, partilha de ecrã, gravação de sessões e funcionalidades interativas.
2.2. Google Classroom: Criação e gestão de turmas, atribuição de tarefas, partilha de materiais, comunicação com alunos e avaliação de trabalhos.
Módulo 3: Ecossistema Microsoft 365 e Colaboração (Carga Horária: X horas)
Familiarização com as ferramentas da Microsoft para produtividade e trabalho em equipa.
3.1. Microsoft 365 e OneDrive: Introdução ao ambiente Microsoft 365, armazenamento e partilha de ficheiros na nuvem com o OneDrive.
3.2. Microsoft Forms: Criação de inquéritos, questionários e testes interativos com recolha e análise automática de respostas.
3.3. Microsoft Teams: Comunicação e colaboração em equipa através de canais, videochamadas, partilha de ficheiros e integração de aplicações.
Módulo 4: Inteligência Artificial e Interatividade (Carga Horária: X horas)
Este módulo foca-se em tecnologias emergentes e ferramentas de gamificação para aumentar o envolvimento.
4.1. Microsoft Copilot: Introdução à IA generativa no contexto do Microsoft 365 para aumentar a produtividade e automatizar tarefas.
4.2. Mentimeter: Criação de apresentações interativas com sondagens e nuvens de palavras em tempo real.
4.3. Kahoot: Utilização da gamificação para criar questionários e jogos de aprendizagem envolventes.
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa