Gestão do Tempo e Organização do Trabalho
Regime b-learning
Inscreva-seRegime b-learning
Inscreva-seData de Início
2025-12-17Tempo estimado
25 horasRegime
b-learningUFCD
0686Síntese do curso:
Este curso destina-se a quem pretenda otimizar a sua gestão do tempo, melhorar a organização das suas tarefas e aumentar a produtividade no contexto de trabalho.
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo 1: Fundamentos da Produtividade e Autogestão
1.1. Técnicas Individuais de Trabalho
o Autoavaliação do
perfil de trabalho e identificação de rotinas atuais.
o O conceito de
'fluxo' (flow) e como alcançá-lo no trabalho diário.
o Gestão da energia
e identificação dos picos de produtividade biológicos.
·
1.2. Definição de Prioridades e Objetivos
o Metodologia SMART
na definição de metas profissionais claras e alcançáveis.
o Distinção
fundamental entre urgência e importância (Matriz de Eisenhower).
o Aplicação do
Princípio de Pareto (80/20) para focar no que traz mais resultados.
Módulo 2: Planeamento Estratégico e Organização de Tarefas
2.1. Planeamento de Tarefas
o Técnicas de brain dump e esvaziamento mental para capturar todas as tarefas.
o Criação de
sistemas de gestão de tarefas (ex: Getting
Things Done - GTD).
o Utilização de
ferramentas visuais: Quadros Kanban para gestão de fluxo de trabalho.
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2.2. Agendamento e Gestão de Tempo
o Introdução à
Agenda Tradicional (papel): Vantagens do foco e simplicidade.
o Introdução à
Agenda Electrónica (digitais): Potencialidades de automação e sincronização.
o Técnicas de Time Blocking e Deep Work: agendar tempo para tarefas específicas.
Módulo 3: Combate à Procrastinação e Distrações
·
3.1. Identificação de Desperdiçadores de Tempo
o Análise de
interrupções comuns (email, telefone, redes sociais, colegas).
o Auditoria pessoal
ao uso do tempo: Onde está a 'fugir' o tempo?
·
3.2. Estratégias de Foco e Resiliência
o Técnicas para
gerir a Procrastinação (ex: Regra dos 5 minutos, Técnica Pomodoro).
o Criação de
ambientes de trabalho 'à prova de distração'.
o Gestão eficiente
do email: Técnicas para reduzir o tempo gasto na caixa de entrada.
Módulo 4: Ferramentas Digitais e Sinergias
4.1. Domínio da Agenda Electrónica
o Configuração e
personalização de ferramentas (Google Calendar, Outlook, etc.).
o Utilização de
lembretes inteligentes, notificações e automatizações.
o Sincronização
entre dispositivos (PC, smartphone, tablet).
·
4.2. Integração de Sistemas
o Ligação entre
listas de tarefas (ex: Todoist, Trello) e a agenda eletrónica.
o Automatização
básica para poupar tempo na transição de ferramentas.
Módulo 5: Multiplicação do Tempo através da Delegação
·
5.1. Delegação Eficaz
o O mito de
'eu faço melhor e mais rápido': Quebrar barreiras à delegação.
o Identificar
tarefas que devem ser delegadas versus as que não devem.
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5.2. O Processo de Delegação
o Os 5 passos da
delegação: Escolher a pessoa certa, comunicar expectativas, definir prazos e
acompanhar.
o Feedback
construtivo e monitorização sem microgestão.
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa