Gestão Eficaz do Orçamento Familiar e Finanças Pessoais
Regime b-learning
Inscreva-seRegime b-learning
Inscreva-seData de Início
2025-09-25Tempo estimado
25 horasRegime
b-learningUFCD
9820Síntese do curso:
Este curso destina-se a todas as pessoas que pretendem melhorar a sua literacia financeira, nomeadamente no que respeita à gestão do orçamento pessoal ou familiar. É especialmente útil para quem deseja aprender a elaborar um orçamento familiar, identificando os diferentes tipos de rendimentos e despesas, bem como apurar o respetivo saldo de forma clara e eficaz.
Nível desta UFCD : 4
Habilitações escolares :
Iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade para formações modulares de nível 4;
Benefícios:
Destinatários:
Requisitos:
Programa:
Módulo 1: Diagnóstico e Análise do Orçamento Familiar
Este módulo foca-se na compreensão da situação financeira atual do formando.
1.1. Fontes de Rendimento
Identificação das fontes: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas.
Deduções ao rendimento: impostos (IRS) e contribuições para a segurança social (T.S.U.).
Distinção fundamental entre rendimento bruto e rendimento líquido.
1.2. Tipos de Despesas e Saldo
Classificação de despesas:
Despesas fixas (e.g., renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos).
Despesas variáveis prioritárias (e.g., alimentação, transportes essenciais).
Despesas variáveis não prioritárias (lifestyle, lazer).
A noção de saldo (diferença entre rendimentos e despesas) e a importância do balanço positivo.
1.3. Elaboração do Orçamento
Métodos e ferramentas para a criação de um orçamento familiar realista (folhas de cálculo, apps, papel).
Registo e monitorização de despesas.
Módulo 2: Planeamento Financeiro e a Importância da Poupança
Este módulo aborda a projeção futura e a construção de resiliência financeira.
2.1. Definição de Objetivos Financeiros
Distinção entre objetivos de curto prazo (férias, eletrodoméstico) e de longo prazo (reforma, entrada para casa).
Metodologia SMART aplicada a objetivos financeiros.
2.2. A Poupança como Prioridade
Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo.
Técnicas de poupança: 'pagar a si próprio primeiro', método dos frascos (jars).
2.3. Gestão da Incerteza e Precaução
Fatores de incerteza no rendimento (e.g., desemprego, redução salarial) e nas despesas (e.g., doença, acidente).
Constituição de um 'fundo de emergência' para fazer face a imprevistos (regra dos 3 a 6 meses de despesas).
Importância dos seguros (e.g., acidentes pessoais, saúde, vida).
Módulo 3: Ferramentas Bancárias e Meios de Pagamento
Este módulo foca-se nas ferramentas práticas do dia a dia e na literacia bancária.
3.1. Gestão da Conta de Depósitos à Ordem
Abertura da conta à ordem: elementos de identificação.
Tipo de conta: individual, solidária e conjunta (implicações legais e práticas).
Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado.
Formas de controlar os movimentos e o saldo (homebanking, apps, extratos).
Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem (comissões, preçários – consultar o Banco de Portugal).
Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos associados.
3.2. Meios de Pagamento Modernos
Notas e moedas (pagamento em numerário).
Cheques: tipos de cheques (e.g., cruzados, não à ordem), endosso (uso residual em Portugal).
Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, gestão e cancelamento (SEPA).
Transferências interbancárias (incluindo MB Way e transferências imediatas).
Cartões de débito (uso e segurança)
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa