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Inteligência Emocional na Relação Profissional

Regime b-learning

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Data de Início

2025-12-29

Tempo estimado

25 horas

Regime

b-learning

UFCD

9208

Síntese do curso:

Este curso é aconselhável para pessoas que reconheçam a importância do fator humano na prestação de serviços e queiram desenvolver ferramentas práticas de inteligência emocional para transformar interações desafiantes em experiências positivas para o utente.


Benefícios:

Subsídio de alimentação : 6€/dia

Destinatários:

Ativos empregados ou desempregados
Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
Nota: Em alguns cursos é possível a escolaridade mínima de 6.º ano

Neste curso não é possível a integração de pessoas residentes no Centro, Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Ilhas.

Requisitos:

Computador com microfone, câmara e acesso à Internet

Programa:

Módulo 1: Fundamentos da Inteligência Emocional e o Perfil do Colaborador

  1. Inteligência Emocional (IE)

    • Funcionamento da inteligência emocional.

    • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.

    • Desenvolvimento das competências emocionais (autoconsciência, autogestão).

  2. O Colaborador de Excelência

    • Características e perfil de um colaborador.

    • Missão do serviço ao utente.

    • O colaborador enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os utentes.

  3. Estilos de Relacionamento Interpessoal

    • Estilo Passivo.

    • Estilo Agressivo.

    • Estilo Manipulador.

    • Estilo Assertivo (foco principal).

Módulo 2: O Ciclo da Experiência do Utente e a Geração de Valor Emocional

  1. A Experiência do Utente

    • Importância do colaborador enquanto gerador de emoções positivas.

    • Criar uma experiência positiva no utente.

  2. Mapeamento da Jornada

    • Identificação do ciclo experiencial do utente (pontos de contacto e momentos da verdade).

  3. Comunicação Emocional

    • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar.

    • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar.

    • Desenvolvimento de competências de escuta (ativa) na relação com os outros.

Módulo 3: Gestão Avançada de Relações e Conflitos

  1. Desenvolvimento de Competências Emocionais nas Relações

    • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros.

  2. Gestão de Conflitos

    • Competências emocionais e gestão de conflitos (com utentes e em grupos de trabalho/formação).

    • Técnicas de mediação e resolução pacífica.

  3. Dinamização e Motivação

    • O reforço da capacidade de dinamização de grupos (equipas de trabalho).

    • Estratégias de motivação de grupos.

Módulo 4: Consolidação e Plano de Ação

  1. Plano de Ação Pessoal

    • Definição de objetivos de melhoria e compromisso com a prática das novas competências.

Testemunhos

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