E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas
Aprenda ao seu ritmo em qualquer lugar
Aprenda ao seu ritmo em qualquer lugar
Modalidade E-learning
A realização com sucesso, do curso E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, permite atribuir um diploma certificado pela DGERT.
Com o diploma E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, poderá ministrar formação online certificada ou financiada.
Na ENA pode realizar o curso de E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, na modalidade E-learning (no valor de 69€), aprendendo com conteúdos de excelência vídeos infográficos (clique para ver) e manuais multimédia. (clique para ver).
Entre outras competências, aprenderá a ministrar formação com plataformas colaborativas, ensinar com metodologias ativas e desenvolver conteúdos multimédia.
Após a inscrição/compra do curso, receberá as credenciais para poder aprender em sessões assíncronas, a qualquer hora e ao seu ritmo (com Tempo Estimado de Aprendizagem - TEA 45h), dispondo ainda, de apoio tutorial.
Para mais informação, contatar para 912744205 ou eformador@ena.pt
Preencha os seus dados para fazer a pré-inscrição
Objetivos
do curso
Os
formandos que concluam o curso de “E-Formador com novas tecnologias e
metodologias ativas” com aproveitamento, aprenderão:
• Como
evoluiu a aprendizagem à distância até aos dias de hoje;
• Integrar
as principais plataformas colaborativas no processo de aprendizagem
online;
• Potencializar
o seu perfil como e-formadores e e-tutores de excelência;
• Editar
conteúdos multimédia e inseri-los em plataformas colaborativas;
• Integrar
métodos ativos no processo de formação online;
• Gamificar
o processo de aprendizagem e integrar jogos na formação online;
• Elaborar
processos de avaliação da aprendizagem com recurso a APPs altamente
interativas.
Programa do curso
Módulo 1 - O elearning e as teorias e modelos de
aprendizagem para o ensino à distância;
Módulo 2 - Plataformas Colaborativas para ensinar à
distância: Classroom e Moodle;
Módulo 3 - O Tutor, as atividades em ambiente online e
a produção de conteúdos multimédia;
Módulo 4 - Os métodos ativos e a aprendizagem online;
Módulo 5 - Jogos pedagógico (icebreakers) e a
gamificação na aprendizagem online;
Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem na aprendizagem
online.
Percurso de
Aprendizagem
Módulo 1 - O elearning e as teorias e
modelos de aprendizagem para o ensino à distância
Aula Virtual 1
Evolução epistemológica do Ensino à Distância
Benefícios e condicionantes associados ao elearning
Formação em Live Streaming e em E-Learning
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Teorias e modelos de aprendizagem em EaD
Perspetivas de aprendizagem - I
Perspetivas teóricas da aprendizagem - II
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 2 - Plataformas Colaborativas
para ensinar à distância: Classroom e Moodle
Aula Virtual 1
A Plataforma Moodle, funcionalidades e ferramentas de
aprendizagem
A Plataforma Moodle, ferramentas de administração
Como instalar e configurar o Moodle
Criar uma disciplina (curso) e uma aula virtual no
Moodle
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
O Google Classroom
Pessoas, notas e stream: configuração
Trabalhos e atividades: configurações
Configurações: configurar uma turma e notas
Configurações: notas
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 3 - O Tutor, as atividades em
ambiente online e a produção de conteúdos multimédia
Aula Virtual 1
A formação Online
O e-formador (tutor) e o contexto de formação online
O formando na formação online
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Tipos de conteúdos para ensinar online
Ciclo de Produção de conteúdos
O Storyboard para a produção de Conteúdos
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 4 - Os métodos ativos e a
aprendizagem online
Aula Virtual 1
Aprendizagem apoiada em tecnologias e métodos ativos
Metodologias ativas de aprendizagem
A implementação dos métodos de aprendizagem ativos
Conselhos para a implementação dos métodos de
aprendizagem ativos
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Sala de aula invertida, o que é?
Sala de aula invertida: desvantagens e erros
Como montar uma sala de aula invertida
Aprendizagem Personalizada apoiada em Tecnologias
Aprendizagem Baseada em Projetos
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 5 - Jogos pedagógico
(icebreakers) e a gamificação na aprendizagem online
Aula Virtual 1
Os jogos pedagógicos na sala de aula
Aprender através de jogos tradicionais e digitais
Os jogos (gamificação) no processo de aprendizagem
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
O que são Icebreakers
Utilizar Icebreakers para dinamizar uma aula
Icebreakers para aulas online
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem
na aprendizagem online
Aula Virtual 1
Avaliação da aprendizagem
Técnicas para avaliação da aprendizagem
Instrumentos para avaliação da aprendizagem em
elearning
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
A Avaliação da formação
Eficácia e eficiência da avaliação da formação
Construir uma estratégia para implementar a avaliação
da formação
Atividade 2
Testar a aprendizagem
- Vídeos infográficos, disponibilizados como tutoriais multimédia;
- Learning body, acompanhamento tutorial da aprendizagem;
- Aditivos digitais, que apoiarão o aluno na aprendizagem (manual digital, textos de apoio e referências bibliográficas);
- Testar conhecimentos, no final de cada aula virtual, o aluno poderá testar e consolidar os seus conhecimentos e aprendizagem com atividades na plataforma, podendo rever ou testar os seus conhecimentos as vezes que quiser. No final do módulo o aluno deverá realizar uma avaliação sumativa que confirmará o seu nível de aprendizagem.