< Ver todos os cursos

E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas

Aprenda ao seu ritmo em qualquer lugar

69€

Modalidade E-learning

  • A realização com sucesso, do curso E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, permite atribuir um diploma certificado pela DGERT. 

  • Com o diploma E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, poderá ministrar formação online certificada ou financiada.

  • Na ENA pode realizar o curso de E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, na modalidade E-learning (no valor de 69€), aprendendo com conteúdos de excelência vídeos infográficos (clique para ver) e manuais multimédia. (clique para ver).

  • Entre outras competências, aprenderá a ministrar formação com plataformas colaborativas, ensinar com metodologias ativas e desenvolver conteúdos multimédia.

  • Após a inscrição/compra do curso, receberá as credenciais para poder aprender em sessões assíncronas, a qualquer hora e ao seu ritmo (com Tempo Estimado de Aprendizagem - TEA 45h), dispondo ainda, de apoio tutorial.

Para mais informação, contatar para 912744205 ou eformador@ena.pt

Horas: 45
Regime: e-learning

Pré-inscrição

Preencha os seus dados para fazer a pré-inscrição


Como estruturamos o curso

Programa / Percurso de aprendizagem


Objetivos do curso

Os formandos que concluam o curso de “E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas” com aproveitamento, aprenderão: 

• Como evoluiu a aprendizagem à distância até aos dias de hoje; 

• Integrar as principais plataformas colaborativas no processo de aprendizagem online; 

• Potencializar o seu perfil como e-formadores e e-tutores de excelência; 

• Editar conteúdos multimédia e inseri-los em plataformas colaborativas;

• Integrar métodos ativos no processo de formação online;

• Gamificar o processo de aprendizagem e integrar jogos na formação online;

• Elaborar processos de avaliação da aprendizagem com recurso a APPs altamente interativas.


Programa do curso

Módulo 1 - O elearning e as teorias e modelos de aprendizagem para o ensino à distância;

Módulo 2 - Plataformas Colaborativas para ensinar à distância: Classroom e Moodle;

Módulo 3 - O Tutor, as atividades em ambiente online e a produção de conteúdos multimédia;

Módulo 4 - Os métodos ativos e a aprendizagem online;

Módulo 5 - Jogos pedagógico (icebreakers) e a gamificação na aprendizagem online;

Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem na aprendizagem online.

 

Percurso de Aprendizagem

Módulo 1 - O elearning e as teorias e modelos de aprendizagem para o ensino à distância

Aula Virtual 1

Evolução epistemológica do Ensino à Distância

Benefícios e condicionantes associados ao elearning

Formação em Live Streaming e em E-Learning

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

Teorias e modelos de aprendizagem em EaD

Perspetivas de aprendizagem - I

Perspetivas teóricas da aprendizagem - II

Atividade 2

Testar a aprendizagem

Módulo 2 - Plataformas Colaborativas para ensinar à distância: Classroom e Moodle

Aula Virtual 1

A Plataforma Moodle, funcionalidades e ferramentas de aprendizagem

A Plataforma Moodle, ferramentas de administração

Como instalar e configurar o Moodle

Criar uma disciplina (curso) e uma aula virtual no Moodle

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

O Google Classroom

Pessoas, notas e stream: configuração

Trabalhos e atividades: configurações

Configurações: configurar uma turma e notas

Configurações: notas

Atividade 2

Testar a aprendizagem

Módulo 3 - O Tutor, as atividades em ambiente online e a produção de conteúdos multimédia

Aula Virtual 1 

A formação Online

O e-formador (tutor) e o contexto de formação online

O formando na formação online

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

Tipos de conteúdos para ensinar online

Ciclo de Produção de conteúdos

O Storyboard para a produção de Conteúdos

Atividade 2

Testar a aprendizagem

Módulo 4 - Os métodos ativos e a aprendizagem online

Aula Virtual 1 

Aprendizagem apoiada em tecnologias e métodos ativos

Metodologias ativas de aprendizagem

A implementação dos métodos de aprendizagem ativos

Conselhos para a implementação dos métodos de aprendizagem ativos

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

Sala de aula invertida, o que é?

Sala de aula invertida: desvantagens e erros

Como montar uma sala de aula invertida

Aprendizagem Personalizada apoiada em Tecnologias

Aprendizagem Baseada em Projetos

Atividade 2

Testar a aprendizagem

Módulo 5 - Jogos pedagógico (icebreakers) e a gamificação na aprendizagem online

Aula Virtual 1 

Os jogos pedagógicos na sala de aula

Aprender através de jogos tradicionais e digitais

Os jogos (gamificação) no processo de aprendizagem

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

O que são Icebreakers

Utilizar Icebreakers para dinamizar uma aula

Icebreakers para aulas online

Atividade 2

Testar a aprendizagem

Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem na aprendizagem online

Aula Virtual 1 

Avaliação da aprendizagem

Técnicas para avaliação da aprendizagem

Instrumentos para avaliação da aprendizagem em elearning

Atividade 1

Testar a aprendizagem

Aula Virtual 2

A Avaliação da formação

Eficácia e eficiência da avaliação da formação

Construir uma estratégia para implementar a avaliação da formação

Atividade 2

Testar a aprendizagem


funcionamento

  • O curso E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas, está estruturado em aulas virtuais, disponibilizadas num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
  • Aprenderá em sessões assíncronas/aulas virtuais, (durante 45h TEA-Tempo Estimado de Aprendizagem), com o apoio de dezenas de vídeos infográficos (clique para ver)
  • As sessões assíncronas podem ser acedidas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição.  
  • As sessões assíncronas estão estruturadas em aulas virtuais, respeitando o percurso de aprendizagem e integram:

- Vídeos infográficos, disponibilizados como tutoriais multimédia;

- Learning body, acompanhamento tutorial da aprendizagem;

- Aditivos digitais, que apoiarão o aluno na aprendizagem (manual digital, textos de apoio e referências bibliográficas);

- Testar conhecimentos, no final de cada aula virtual, o aluno poderá testar e consolidar os seus conhecimentos e aprendizagem com atividades na plataforma, podendo rever ou testar os seus conhecimentos as vezes que quiser. No final do módulo o aluno deverá realizar uma avaliação sumativa que confirmará o seu nível de aprendizagem.

  • O curso permite a atribuição de um diploma certificado pela DGERT, mediante a sua realização com sucesso. A obtenção de nota superior a 50% em todos os módulos na avaliação sumativa, permite atribuir o diploma DGERT E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas.