E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas
Regime e-learning
Inscreva-seRegime e-learning
Inscreva-seData de Início
Tempo estimado
45 horasRegime
e-learningPreço
69Síntese do curso:
Conclua com sucesso o curso E-Formador com Novas Tecnologias e Metodologias Ativas e obtenha um diploma certificado pela DGERT.
Com este diploma, poderá ministrar formação online certificada ou financiada, adquirindo competências essenciais para o ensino digital.
Por que escolher este curso?
Tempo Estimado de Aprendizagem (TEA): 45h
Após a inscrição/compra, receberá as credenciais de acesso à plataforma para iniciar a sua formação em sessões assíncronas.
Mais informações e inscrições:
Telefone: 915 941 890Selecione a modalidade ou local onde pretende fazer a formação
Preencha os seus dados para fazer a pré-inscrição. Será contactado brevemente
Estrutura do curso:
Objetivos
Objetivos
do curso
Os
formandos que concluam o curso de “E-Formador com novas tecnologias e
metodologias ativas” com aproveitamento, aprenderão:
• Como
evoluiu a aprendizagem à distância até aos dias de hoje;
• Integrar
as principais plataformas colaborativas no processo de aprendizagem
online;
• Potencializar
o seu perfil como e-formadores e e-tutores de excelência;
• Editar
conteúdos multimédia e inseri-los em plataformas colaborativas;
• Integrar
métodos ativos no processo de formação online;
• Gamificar
o processo de aprendizagem e integrar jogos na formação online;
• Elaborar
processos de avaliação da aprendizagem com recurso a APPs altamente
interativas.
Programa
Programa do curso
Módulo 1 - O elearning e as teorias e modelos de
aprendizagem para o ensino à distância;
Módulo 2 - Plataformas Colaborativas para ensinar à
distância: Classroom e Moodle;
Módulo 3 - O Tutor, as atividades em ambiente online e
a produção de conteúdos multimédia;
Módulo 4 - Os métodos ativos e a aprendizagem online;
Módulo 5 - Jogos pedagógico (icebreakers) e a
gamificação na aprendizagem online;
Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem na aprendizagem
online.
Percurso de
Aprendizagem
Módulo 1 - O elearning e as teorias e
modelos de aprendizagem para o ensino à distância
Aula Virtual 1
Evolução epistemológica do Ensino à Distância
Benefícios e condicionantes associados ao elearning
Formação em Live Streaming e em E-Learning
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Teorias e modelos de aprendizagem em EaD
Perspetivas de aprendizagem - I
Perspetivas teóricas da aprendizagem - II
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 2 - Plataformas Colaborativas
para ensinar à distância: Classroom e Moodle
Aula Virtual 1
A Plataforma Moodle, funcionalidades e ferramentas de
aprendizagem
A Plataforma Moodle, ferramentas de administração
Como instalar e configurar o Moodle
Criar uma disciplina (curso) e uma aula virtual no
Moodle
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
O Google Classroom
Pessoas, notas e stream: configuração
Trabalhos e atividades: configurações
Configurações: configurar uma turma e notas
Configurações: notas
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 3 - O Tutor, as atividades em
ambiente online e a produção de conteúdos multimédia
Aula Virtual 1
A formação Online
O e-formador (tutor) e o contexto de formação online
O formando na formação online
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Tipos de conteúdos para ensinar online
Ciclo de Produção de conteúdos
O Storyboard para a produção de Conteúdos
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 4 - Os métodos ativos e a
aprendizagem online
Aula Virtual 1
Aprendizagem apoiada em tecnologias e métodos ativos
Metodologias ativas de aprendizagem
A implementação dos métodos de aprendizagem ativos
Conselhos para a implementação dos métodos de
aprendizagem ativos
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
Sala de aula invertida, o que é?
Sala de aula invertida: desvantagens e erros
Como montar uma sala de aula invertida
Aprendizagem Personalizada apoiada em Tecnologias
Aprendizagem Baseada em Projetos
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 5 - Jogos pedagógico
(icebreakers) e a gamificação na aprendizagem online
Aula Virtual 1
Os jogos pedagógicos na sala de aula
Aprender através de jogos tradicionais e digitais
Os jogos (gamificação) no processo de aprendizagem
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
O que são Icebreakers
Utilizar Icebreakers para dinamizar uma aula
Icebreakers para aulas online
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Módulo 6 - A avaliação da aprendizagem
na aprendizagem online
Aula Virtual 1
Avaliação da aprendizagem
Técnicas para avaliação da aprendizagem
Instrumentos para avaliação da aprendizagem em
elearning
Atividade 1
Testar a aprendizagem
Aula Virtual 2
A Avaliação da formação
Eficácia e eficiência da avaliação da formação
Construir uma estratégia para implementar a avaliação
da formação
Atividade 2
Testar a aprendizagem
Funcionamento
- Vídeos infográficos, disponibilizados como tutoriais multimédia;
- Learning body, acompanhamento tutorial da aprendizagem;
- Aditivos digitais, que apoiarão o aluno na aprendizagem (manual digital, textos de apoio e referências bibliográficas);
- Testar conhecimentos, no final de cada aula virtual, o aluno poderá testar e consolidar os seus conhecimentos e aprendizagem com atividades na plataforma, podendo rever ou testar os seus conhecimentos as vezes que quiser. No final do módulo o aluno deverá realizar uma avaliação sumativa que confirmará o seu nível de aprendizagem.
Testemunhos
Acompanhe todas as experiências de quem confia em nós
Ter participado no curso de Formação de Formadores da ENA, foi uma excelente decisão para impulsionar a minha carreira!
Com a realização do curso e para além de ter obtido o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), aprendi muito sobre como comunicar e criar dinâmicas pedagógicas com o público, não só pessoalmente como também digitalmente. Conhecimento esse que está a ser muito importante no meu atual emprego.
Isto só foi possível pelo facto de o curso estar muito bem estruturado e do formador, Aguiar Falcão, ter muito experiência e know-how nesta área. Além disso, o facto de o formador promover o debate de ideias entre os alunos, permitiu-me ficar a conhecer coisas novas em diferentes áreas, bem como facilitou muito a assimilação dos conteúdos dados.
Assim, estou muito feliz por ter escolhido a ENA para obter o meu CCP!
João Almeida
Formador: Aguiar Falcão
Por pesquisa na internet e através de opiniões de pessoas próximas, optei por me inscrever na ENA no curso de formação de formadores.
A modalidade de formação, B-Learning, adequada na perfeição às minhas necessidades, expectativas e horários possibilitou a concretização do curso.
Adorei a experiência, a turma era incrível e o grupo tornou-se coeso pela professora Sofia Sousa, que em muito contribuiu para o sucesso da ação.
Após a conclusão do curso já fui convidada pela minha empresa a desempenhar funções de formadora numa ação a nível nacional o que me deixou entusiasmada e realizada.
Agradeço à ENA a formação, os materiais, a dedicação e o acompanhamento e garanto que serei uma promotora do vosso profissionalismo.
Márcia Brandão
Formador: Sofia Sousa
O formador Dr. Aguiar Falcão, esteve atento à minha dificuldade e deu-me muito apoio, o que me permitiu rasgar com crenças pessoais incutidas ao longo da vida e aprender que também sou capaz.
Esta experiência possibilitou um desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, sempre que é necessário um formador no meu local de trabalho estou apta.
O facto de as aulas serem em regime b-learning ajudou bastante a conciliar com o meu horário de trabalho. Os métodos de ensino foram muito bons, o formador explica muito bem e os vídeos utilizados também são muito explicativos.
Alexandra Santos
Formador: Aguiar Falcão
Posso afirmar que, sem qualquer dúvida, o curso me permitiu melhorar, não só a forma como comunico em sede de formação, mas também em situação normal de trabalho.
No contexto laboral, tendo contacto diário com pessoas de muitas áreas e profissões, sinto-me agora muito mais seguro na minha comunicação, e também que os consigo ajudar de forma mais eficaz e objetiva. Entendo também que me ajudou a ser um melhor colega de trabalho, e a procurar ser um elemento aglutinador das equipas onde estou.
A ENA disponibiliza também bastantes ferramentas audiovisuais, o que é sem dúvida uma forma muito mais interessante e motivadora de aprender. A formadora da nossa turma teve um papel muito importante, dado que conseguiu manter sempre focado um grupo muito diverso, tendo-nos proporcionado um ambiente de grupo muito divertido, e bastante interessados nas nossas diversas atividades.
Para mim, foi uma experiência muito positiva, e recomendaria que qualquer profissional frequentasse esta formação, independentemente de ter o objetivo da obtenção do certificado.
Flávio Flórido
Formador: Prof. Dr. Aguiar Falcão
Quando eu escolhi a ENA para fazer meu CCP, não imaginava que eu iria me surpreender positivamente a cada aula.
A formadora Sofia Sousa nos manteve muito a vontade, sempre procurou que compartilhássemos nossas experiências pedagógicas anteriores e usou a nossa diversidade sempre a favor do grupo. Tudo isso sem falar nos materiais pedagógicos modernos e sempre a nos incentivar a ser o tipo de formador do futuro: mais envolvidos e interessados na aprendizagem real de quem vamos formar.
Já indiquei a ENA a várias pessoas e continuarei a indicar de olhos fechados! Para mim foi uma experiência 5 estrelas! Sempre grata!
Juliana Verde
Formador: Sofia Sousa
Fui aluno do CCP na ENA, com a formadora Sofia, e fui agradavelmente surpreendido com os métodos de ensino empregues e com o resultado da aprendizagem. Desde o inicio do processo de inscrição até à obtenção do certificado, fui sempre bem acompanhado e instruído.
O curso torna-se bastante intuitivo devido a todo o suporte informático fornecido, desde os vídeos e manuais em cada modulo bem como toda a disponibilidade da formadora em esclarecer as dúvidas e apoiar os nossos projetos.
Manuel Taveira
Formador: Sofia Sousa
Siga o nosso Instagram
ExplorarAproveite para nos conhecer melhor
Estamos constantemente a desenvolver conteúdo: